INICIO - ORIENTAÇÃO - QUEM SOMOSEDITAL - REGULAMENTO - INSCRIÇÃOCONTRIBUIÇÕES

       
       

CURTA SUZANO

 

EDITAL Nº 02/2019

PRODUÇÃO DE OBRA AUDIOVISUAL CURTA-METRAGEM

 

Sumário

EDITAL – PRODUÇÃO CURTA-METRAGEM

Prêmio: “Eu curto fazer um curta”

O coletivo Curta Suzano torna público o “Prêmio Eu Curto Fazer Um Curta” que selecionará roteiros para produção de filmes de curta-metragem, em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

 


I. DO OBJETO

1. O “Prêmio Eu Curto Fazer Um Curta” é um CONCURSO público para seleção de ROTEIROS DE FILMES DE CURTA-METRAGEM, em qualquer gênero audiovisual, produzidos na região do Alto Tietê, no estado de São Paulo, com vistas a produzir 02 (dois) filmes de curta-metragem, conforme as disposições deste Edital. 

2. O “Prêmio Eu Curto Fazer Um Curta” (doravante chamado aqui apenas de CONCURSO) é fruto da parceria do coletivo Curta Suzano (que organiza o festival homônimo desde 2017 na região do Alto Tietê, e que em 2019 realizará a terceira edição da mostra), com a produtora Ateliê de Imagens, de Suzano. 

3. O CONCURSO pretende, através de suas ações, fomentar e viabilizar ações de produção de audiovisual, através de parcerias que visem incrementar essas produções, tanto no âmbito cultural e artístico, como desenvolvimento técnico e interação profissional. 

4. Serão selecionados 02 (dois) projetos para premiação, conforme a seguir:

  • 4-A. “Prêmio Eu Curto Fazer Um Curta”, que contemplará 01(hum) roteiro cujo(s) autor(es) ou autora(s) receberá(ão) aportes financeiros e técnicos conforme o item II deste Edital.
  • 4-B. “Prêmio Eu Curto Fazer Um Curta - Estudantil”, que contemplará 01 (hum) roteiro feito por estudante(s) até o terceiro ano do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA de escola pública ou privada de qualquer das cidades que compõem o Alto Tietê, em São Paulo, e que receberá(ão) aportes financeiros e técnicos conforme o item II deste Edital.

II. DA PREMIAÇÃO

1. O coletivo Curta Suzano irá realizar entre os meses de abril e setembro de 2019 uma ação de crowdfunding pelas redes sociais, visando arrecadação de um montante para produção do 3º Curta Suzano - Mostra do Audiovisual do Alto Tietê. 

2. Do montante arrecadado, após os descontos feitos pela empresa gerenciadora (www.vakinha.com.br ou similar), 50% do valor será destinado à produção do 3º Curta Suzano - Mostra do Curta-metragem do Alto Tietê; e os outros 50% para o CONCURSO previsto neste edital, sendo: 

  • a) 40% do valor será repassado integralmente para a produção do roteiro contemplado pelo “Prêmio Eu Curto Fazer um Curta”; 
  • b) 15% do valor será repassado integralmente para a produção do roteiro contemplado pelo “Prêmio Eu Curto Fazer um Curta - Estudantil”.
  • c) Dos valores previstos para cada uma das duas produções contempladas, os mesmos serão repassados conforme a seguir: I) 30% em até 7 (sete) dias úteis após a assinatura de termo de parceria entre as partes produtoras (proponente, coletivo Curta Suzano e Ateliê de Imagens); II) 40% (quarenta por cento) do valor restante no término das gravações e início do processo de edição dos filmes. 

4. Os dois filmes contemplados, sendo finalizados e cumpridas as suas obrigações contratuais legais e estando prontos para exibição, farão sua avant-première na abertura do 4º Curta Suzano, em 2020.

 


III. QUALIFICAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO

1. Poderão participar do CONCURSO roteiristas de todas as cidades que compõem o CONDEMAT - CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO TIETÊ: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Mediante a comprovação de domicílio através de comprovante de conta de energia elétrica ou água com até 60 dias de expedição.

2. Proponentes podem apresentar até 2 (dois) roteiros para concorrer ao CONCURSO.

3. Proponentes do CONCURSO na categoria “Prêmio Eu Curto Fazer um Curta - Estudantil”. deverão comprovar vínculo com uma instituição de ensino até o nível Ensino Médio, pública ou privada, por meio de declaração impressa da instituição. Não serão aceitos trabalhos oriundos de universidades, faculdades, cursos livres e técnicos cujas formações não estejam vinculadas formalmente com o Ensino Médio ou Fundamental.

4. Se menor de idade, a inscrição deverá ser feita por pai, mãe ou responsável legal. A instituição de ensino deverá designar um(a) professor(a) ou coordenador (a) para acompanhamento pedagógico do projeto.

4. Cada escola poderá inscrever quantos filmes quiser na categoria “Prêmio Eu Curto Fazer um Curta - Estudantil”. 

5. Não serão aceitos trabalhos apresentados fora da data deste edital.

 


IV. DAS CONDIÇÕES DE HABILITAÇÃO

1. Somente poderão habilitar-se para os fins deste CONCURSO projetos inéditos, ou seja, que ainda não tenham sido realizados.

 


V. DAS FORMAS DE INSCRIÇÃO

1. As inscrições poderão ser feitas através do site curtasuzano.gmail.com.

2. Proponentes deverão enviar 

VI. DO PRAZO DE INSCRIÇÃO

1. O prazo de inscrição vai do dia 24 de abril de 2019 até às 23:59h do dia 14 de julho de 2019, exclusivamente na página www.curtasuzano.com.br


VII. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO

1 O(a) proponente deverá anexar uma única cópia do roteiro original em arquivo PDF e enviar para o e-mail curtasuzano@gmail.com O mesmo não deverá conter nenhuma informação que permita a identificação do(a) autor(a) do texto.

  • 1.A. A página de rosto do texto em PDF deverá ter apenas o título da obra e a assinatura de um pseudônimo. 

2. No campo “Assunto” do e-mail, o(a) proponente deverá escrever “Prêmio Eu curto fazer um curta” seguido do título da obra.

3. Em outro e-mail para  curtasuzano@gmail.com, o(a) proponente deverá anexar o Anexo I deste Edital totalmente preenchido e assinado.

4. No campo “Assunto” do e-mail, o(a) proponente deverá escrever “Prêmio Eu curto fazer um curta”, o título da obra e, entre parênteses, a palavra “Documentos”.

 


VIII. DAS COMISSÕES

1. A Comissão de seleção dos projetos é formada por 03 (três) membros, cujas decisões são inequívocas e irrecorríveis

  • 1.A.  A Comissão de Seleção tem autonomia na análise técnica e decisão de seleção quanto ao filme apresentado, inclusive para desclassificar projetos que não atendam os requisitos mínimos exigidos.
  • 1.B. O uso e destinação dos curta-metragens são de inteira responsabilidade da organização do Curta Suzano e poderão ser disponibilizados em diversos repositórios através de cessão gratuita dos direitos autorais, sem qualquer tipo de remuneração ou vínculo empregatício com o(s) autor(es).

IX. DAS AVALIAÇÕES E CLASSIFICAÇÃO

1. Os vídeos inscritos neste concurso serão avaliadas segundo os seguintes critérios:

· 1.A. Originalidade

· 1.B. Criatividade

· 1.C. Ineditismo. 

2. O projeto não poderá ter sido publicado ou produzido e re-produzindo  em quaisquer outras mídias.

 


X. DISPOSIÇÕES GERAIS

1. O filme deve ser realizado atendendo a todas as características definidas por ocasião da inscrição.

2. Os documentos e demais materiais de inscrição dos projetos que não forem selecionados serão inutilizados.

4. Em caso de comprovação de inveracidade das informações prestadas, a Comissão Organizadora deste CONCURSO poderá em qualquer momento excluir o proponente e/ou sua obra do processo seletivo.

5. Eventuais esclarecimentos referentes a este Concurso serão prestados a qualquer tempo durante a duração deste certame exclusivamente através do e-maill curtasuzano@gmail.com .

6. Integram este Edital:

a.Anexo I – Ficha de inscrição / Ficha de inscrição estudantil, com sinopse sucinta (recomenda-se máximo de 01(uma) linha) - resumo do projeto;

b.Roteiro Completo Detalhado (recomenda-se máximo de 15 laudas, formato A4 - descrição literária ou audiovisual da obra realizada, dividido por sequência e com os diálogos desenvolvidos);

7. Os casos omissos relativos ao presente Edital serão resolvidos pela Comissão ddeste Edital. 

Suzano, 24 de abril de 2019.